quarta-feira, 17 de março de 2010

Internet muda a propaganda


Em estudos realizados recentemente as grandes companhias globais acreditam que a propaganda irá se modificar drasticamente devido ao crescimento vertiginoso da internet.
A pesquisa ouviu 70 presidentes de companhias de presença global. Dos entrevistados, 43% acreditam que as formas de anúncios produzidos atualmente devem sofrer alterações drásticas nos próximos 5 anos e migrar para as plataformas digitais. Até 2011, eles projetam que a mídia online vai absorver US$ 44 bilhões em publicidade, o que já é mais do que hoje é investido em rádio e impressos.
Um outro estudo mostra que a nova geração, que tem hoje entre 12 e 24 anos, se tornou dependente da internet e não concebe o mundo fora de um monitor, no universo pesquisado, 43% das pessoas se conectam ao computador mais de uma vez ao dia para participar das redes sociais e comunidades virtuais.
Barack Obama em sua campanha presidencial utilizou muito bem essa ferramenta de propaganda digital onde 24% dos americanos afirmaram que a internet é a principal fonte de notícias das eleiços de 2008. Abaixo propaganda vinculada à internet:

Clipe original - Propaganda Budweiser



Vídeo campanha Obama 2008



Milk (o melhor...rs)



Fontes de pesquisa Consultoria Accenture e Center of Digital Future da USC Annenberg School.

terça-feira, 16 de março de 2010

Tendências de Marketing



A análise e acompanhamento de uma tendência de MKT é o fator fundamental para determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. A tendência, ao contrário de uma moda, é um processo contínuo que tem durabilidade.

Um exemplo de tendência é a música em formato MP3. É inegável que o número de usuários esta crescendo vertiginosamente. Dessa forma, as empresas que acompanham essa tendência se darão melhor no mercado do que aquelas que ainda acham que os CDs, na sua concepção atual, ainda terão vida longa. Analisando essa tendência, então, vários seguimentos poderão se adiantar aos seus concorrentes. Os fabricantes de Software lançando gravadores e reprodutores de MP3, fabricantes de Hardware lançando processadores mais rápidos, placas de som mais precisas e HDs maiores para armazenamento, gravadoras lançando mídias em MP3, provedores oferecendo músicas nesse formato, artistas divulgando suas obras na rede, etc...


A análise de tendências pode se resumir ao mercado como um todo ou parte dele. Assim, de acordo com que se precisa, não há a necessidade de se fazer exercícios para tentar entender TODAS as tendências, mas apenas aquelas que influenciarão nosso negócio. Portanto MIRA LONGE!!!



Segue um vídeo que fala um pouco sobre o assunto: