
A análise e acompanhamento de uma tendência de MKT é o fator fundamental para determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. A tendência, ao contrário de uma moda, é um processo contínuo que tem durabilidade.
Um exemplo de tendência é a música em formato MP3. É inegável que o número de usuários esta crescendo vertiginosamente. Dessa forma, as empresas que acompanham essa tendência se darão melhor no mercado do que aquelas que ainda acham que os CDs, na sua concepção atual, ainda terão vida longa. Analisando essa tendência, então, vários seguimentos poderão se adiantar aos seus concorrentes. Os fabricantes de Software lançando gravadores e reprodutores de MP3, fabricantes de Hardware lançando processadores mais rápidos, placas de som mais precisas e HDs maiores para armazenamento, gravadoras lançando mídias em MP3, provedores oferecendo músicas nesse formato, artistas divulgando suas obras na rede, etc...
A análise de tendências pode se resumir ao mercado como um todo ou parte dele. Assim, de acordo com que se precisa, não há a necessidade de se fazer exercícios para tentar entender TODAS as tendências, mas apenas aquelas que influenciarão nosso negócio. Portanto MIRA LONGE!!!
Segue um vídeo que fala um pouco sobre o assunto:

Nenhum comentário:
Postar um comentário